Frase

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe" Jean Piaget

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Hidratação!

Todos nós sabemos que a água é indispensável para o organismo, este necessita da água para manter suas funções. Quando praticamos atividade física devemos ter cuidados, não só com os alimentos que ingerimos, mas também no conteúdo e nas quantidades de líquidos que ingerimos. Cerca de 60% do nosso organismo é constituído por água, mas da metade do peso corporal, e só na composição muscular 75% é de água,  mas esse percentual pode variar de acordo com a idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo(gordura), quanto mais novo o individuo for mais água possui no organismo.
Apesar da água ajudar a acabar com muitos problemas de desidratação, estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carboidrato e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. Por este motivo devemos nos utilizar de bebidas esportivas.


Benefícios da água
- Regula a temperatura corporal
- Importante lubrificante para articulações
- Transporta os nutrientes pelo organismo
- Evita fadiga e cãimbras
- Evita o aumento da frequência cardíaca
- É essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção

Efeitos da desidratação
Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação. Por isso não devemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos.
Perda hídrica de 2% do peso corporal: manifestação de sede.
Perda de 4%: ocorre diminuição da capacidade de hidrólise e diminuição do desempenho.
Perda de 7%: há comprometimento plasmático.
Perda de 9%: há risco de colapso.
Perda de 10%: risco de morte.
Quando um individuo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos os eletrólitos ficam concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.

Influência do ambiente 
Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um individuo pode perder até 2,5 L por hora. Ambiente quente e úmido: consome em média, 1,2 litros por hora de exercício. Ambiente frio e seco: consome em média, 0,303 litros por hora de exercício. A temperatura ideal do ambiente para a prática de exercícios é, em média, 26-28º C ( 9º acima da temperatura do corpo).
O efeito mais sério da prática de exercício em ambientes quentes é a HIPOVOLEMIA PROGRESSIVA (um volume sanguíneo abaixo do normal), acompanhado de uma desidratação. É comum as pessoas acharem que quanto maior a temperatura do ambiente, é melhor para queimar gordura, isso não funciona dessa forma. O que você está perdendo na verdade é líquido através do processo de transpiração, por isso a importância de se manter hidratado durante uma atividade física.

Recomenda-se:
De acordo com o " American College of Sports Medicine" a reposição de líquidos para quem pratica atividade física deve ser da seguinte forma:
- 2 h antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos.
- A partir de 1 h de exercício: 600 ml - 1200 ml de líquidos por hora de exercício.
- O carboidrato é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga.
- Concentração ideal de carboidrato para hidratação: 4-8%
- Concentração de sal: 1 terço de colher de sopa de sal por litro de água
-Hidratar-se a cada 15- 20 minutos de exercício.

Dicas
- Não espere sentir sede, beba água antecipadamente
- Para quem não tem o hábito de beber água, carregue sempre uma garrafinha consigo, não só quando for praticar exercícios físicos, mas também nas atividades do dia-a-dia. Ao olhar para sua garrafa, você automaticamente irá lembrar que tem que beber água.
- Cuidado com a hiperhidratação (excesso de água), pode ocorrer a sensação de mau estar e comprometimento do desempenho durante o exercício.
- A reposição de líquido não se faz com volume e sim com frequência de ingestão de líquidos, portanto deve-se iniciar a hidratação cedo e de forma regular.
- Adicione carboidrato e eletrólitos( sódio, potássio) na sua reposição hídrica.
- PROCURE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO ( Nutricionista ou Profissional de Educação Física) para orienta-lo na sua hidratação.

Portanto, sabemos que HIDRATAÇÃO é extremamente importante para nossa saúde. A desidratação pode acarretar em sérios riscos para o nosso organismo.


"Educação Física " Profº Edson Junior








Um comentário: