Frase

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe" Jean Piaget

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Avaliação Física!



O que é Avaliação Física?

Avaliação Física é um importante processo no treinamento, onde visa identificar no individuo suas limitações através de métodos, cujo, o objetivo é eliminar os riscos e proporcionar uma maior segurança na hora de prescrever os exercícios. Uma avaliação deve começar com uma boa anmenese, que é um questionário para rastrear seus hábitos alimentares, doenças hereditárias, patologias, cirurgias, fraturas, hidratação, horas de sono e atividades física já realizadas (nível de sedentarismo). Seguido de uma antropometria (medidas), ergometria ( obter frequência cardíaca em repouso e máxima) e analisar composição corporal ( percentual de gordural e de massa magra) e postural do individuo.

Quem executa a Avaliação Física?

A avaliação física é de competência do profissional de Educação Física segundo a lei nº 9696/98

Quais os itens de uma Avaliação Física?

Os Principais são?
- Anamnese
- Peso
- Altura 
- Índice de Massa Corpórea
- Percentual de Gordura
- Relação Cintura x Quadril
- Percentual de Massa Magra
- Circunferências 
- Teste Ergométrico

É preciso fazer Reavaliação?

A reavaliação deverá ser realizada normalmente após um período de 2 meses, observando os resultados adquiridos. Assim, o profissional analisará se será necessária à mudança dos exercícios ou poderá mante-lo, modificando somente o volume do programa de exercícios.

Então, se deseja inciar qualquer programa de treinamento, você precisa procurar um profissional de Educação Física credenciado pelo CREF e efetuar uma avaliação física, para garantir a segurança da sua atividade, evitando trazer problemas futuros para sua Saúde. Periodicamente, faça uma reavaliação, desta forma você poderá visualizar se seus objetivos estão sendo alcançados. Obrigado!

" Educação Física é a arte de exercitar-se" Profº Edson Junior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário