Frase

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe" Jean Piaget

sábado, 15 de outubro de 2011

Alongamentos!!


Na literatura científica não há nenhum estudo que comprove que a falta de alongamento possa prejudicar o individuo praticante de alguma atividade física. O que se sabe é:


O que é alongamento??

Alongamento é um estiramento das fibras musculares, onde seu principal objetivo é o aumento da ADM (amplitude de movimento)ou seja, aumentar a sua flexibilidade. 

Quando devemos alongar??

Depois de efetuar um aquecimento com atividade aeróbica ( exercícios contínuos com baixa intensidade), pelo menos 5 minutos são suficientes para aumentar a temperatura corporal, elevar o bombeamento de sangue para os músculos, aumentar a lubrificação das articulações com o liquido sinovial e aquecer a musculatura. Dependendo de qual atividade física você for executar, sendo ela aeróbia, realize os alongamentos antes e depois, pois geralmente há pouca contração muscular. Já atividade anaeróbica ( exercícios com alta intensidade e baixo volume) é recomendado que realize o alongamento após ter passado entre 15 à 20 minutos depois do término do treino, período esse no qual a musculatura relaxa voltando ao seu tônus muscular natural. 

Porque devemos alongar?

O alongamento traz uma serie de benefícios para a nossa musculatura, além do aumento da flexibilidade, pode-se observar uma redução nas tensões musculares, relaxamento do corpo, proporcionam maior consciência corporal, deixam os movimentos mais soltos e leves, preparam o corpo para atividade e ativam a circulação sanguínea.

Métodos básicos de alongamentos

- Estático ( ativo ou passivo) = Move-se o grupo muscular-articular lentamente, mantendo-se uma postura com tensão muscular e sustenta-se esta postura por alguns segundos. Podendo ser passivo, onde o músculo é alongado através de forças externas, ou ativo, onde o individuo deve alcançar a maior amplitude de movimento pelo maior alcance voluntário. 
- Dinâmico ( Balístico) = Consiste em um movimento composto, o músculo é levado a se contrair e relaxar de forma rápida e repetitiva.
- Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) = são métodos para promover ou acelerar a resposta de um mecanismo neuromuscular pela estimulação de proprioceptores.

Dicas:
Os alongamentos são fáceis de executar, mas se realizados de forma incorreta podem prejudicar tanto seu treinamento quanto sua musculatura. 
- Deve-se manter alongado o músculo entre 20 à 60 segundos
- Respeite as limitações da sua musculatura, não faça movimentos bruscos ou excessivos!
- Faça movimentos lentos e mantenha sua respiração lenta, rítmica e controlada.
- Faça um breve aquecimento antes de alongar-se.

OBS- Procure um profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA.

Naturalmente com o envelhecimento nossa musculatura irá encurtar-se, consequentemente, sua flexibilidade será comprometida, assim como na contração muscular. Faça alongamento de forma direcionada e segura para que possa prevenir a sua perda de flexibilidade (ADM). 
Obrigado!

" Educação Física"  Profº Edson Junior



Nenhum comentário:

Postar um comentário