Frase

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe" Jean Piaget

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Benefícios da Atividade Física para Ansiedade

Prof º EDSON JUNIOR
Artigo Científico - apresentado ao Curso de Educação Física do Centro Universitário do Maranhão


Introdução

Os benefícios para a saúde do exercício físico, assim como seus efeitos psicológicos positivos estão bem estabelecidos na literatura. Sabe-se que a redução da aptidão física geral, principalmente no componente relacionado à capacidade de resistência cardiorrespiratória normalmente resulta em complicações na realização de tarefas cotidianas relacionadas à vida profissional e a prática de atividade físicas e de lazer, aumentando as chances que o individuo tem de desenvolver doenças crônico-degenerativas, como osteoporose, hipertensão, doenças coronarianas e diabetes mellitus. (MEYER T, 1998). Também está associada a transtornos psiquiátricos, como ansiedade, depressão e alguns estados negativos de humor.


Ansiedade e suas características 


Ansiedade é um estado emocional desagradável, cansado pela suspeita ou previsão de um perigo contra a própria integridade. É um temor frente a um perigo real ou imaginário, uma espécie de alerta para algo que possa ferir física ou moralmente.É um defesa natural do corpo, mas torna-se prejudicial quando limita, impede, bloqueia e quando provoca sentimentos ou sensações de difícil controle.
O individuo passa a desacreditar em suas capacidades, podendo surgir sentimentos de inferioridade, incapacidade, impotência. Sentindo-se desta forma, o temor pela rejeição pode aparecer acompanhado de uma sensação de abandono ou solidão. Assim a ansiedade vai tomando forma e tomando conta do sujeito. Ela provoca reações físicas e o corpo entra em estado de alerta, reagindo contra o inimigo (ZANDOMENEGHI, 2008)
Segundo Sigmund Freud ( 1856-1939)- médico especializado em doenças mentais que a Psicanálise, teoria do funcionamento da mente humana e método exploratório de sua estrutura- observou que os indivíduos têm um espécie de "sistema de alarme" que os previnem do perigo quando certas idéias estão a ponto de alcançar expressão consciente. A isso, ele define como ansiedade. (HURTADO, 1991)
Em outras palavras, ansiedade é uma sensação de medo e inadequação que gera tensão, desencadeando perturbações psicofisiológicas, decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central (SNC). Essa excitação ocorre como consequência de uma descarga de um neurotransmissor chamado noradrenalina, que acelera o pensamento, fazendo com que a pessoa sofra antecipadamente por possíveis acontecimentos futuros. Na maioria das vezes, o pensamento acelerado acarreta confusão mental, inibe a eficiência de uma ação, agrava a sensação de perigo e gera sentimento de incapacidade de desvincular-se dele, que aumenta a ansiedade. (HURTADO, 1991).
Entre os sintomas mais frequentes, estão: taquicardia, distúrbios de sono, sudorese, vertigens, distúrbios gastrointestinais, náuseas, preocupação excessiva, apreensão, medo, dor ou desconforto ( Orwin A, 1973)
Para diferenciarmos a ansiedade normal da patológica, devemos considerar se a reação ansiosa é de curta ou de longa duração, se está relacionada ou não a um estimulo especifico e se produz no indivíduo a limitação ou bloqueio em alguma esfera da sua vida (social, efetiva, mental, etc.) (Castilho ARGL, 2000)


Benefícios Psicológicos Derivados da Atividade Física

A prática regular de exercícios físicos aeróbicos pode produzir efeitos antidepressivos e ansiolíticos e proteger o organismo dos efeitos prejudiciais do estresse na saúde física e mental (SALMON, 2001).
Entre os benefícios psicológicos derivados da atividade física e do exercício, destacam-se:
Melhoram o rendimento acadêmico, a personalidade, a confiança, a estabilidade emocional, a memória, a percepção, a imagem positiva do próprio corpo, a satisfação sexual, o bem estar e a popularidade.
Diminuem o absenteísmo laboral (faltas ao trabalho), a confusão, a cólera, a depressão, a cefalgia (cefaléia), as fobias a conduta psicótica, a tensão emocional e os erros laborais.
Para Morgan e Goldston (apud MARCOS BECERRO 1992c), ainda que existam alguma divergências entre investigadores, médicos, psicólogos, professores de Educação Física e outros profissionais, cujo o trabalho se realiza em contato direto com os enfermos mentais, depois de  numerosas e intensas discussões, existe acordo sobre as seguintes questões: A forma física associa-se positivamente à saúde e ao bem-estar mentais; A ansiedade e a depressão são sintomas comuns unidos ao estresse mental, diminuem com o exercício; O exercício de longa duração (aeróbico) reduz os traços neuróticos e ansiosos; A depressão severa requer um tratamento especializado no qual se incluem a farmacologia, a eletroconvulsoterapia e a psicoterapia, ao qual deve somar-se o exercício e a atividade física. como coadjuvante; A atividade física, executada de maneira adequada, melhora alguns dos componentes hormonais; A opinião clínica mais difundida entre os profissionais é que o exercício possui efeito positivo sobre as emoções em ambos os sexos e em todas as idades; As pessoas que requerem medicação psicotrópica podem realizar, ao mesmo tempo, atividade física sob supervisão médica.
Para resumir os efeitos que as atividades físico-desportivas exercem  sobre a saúde mental, poder-se-ia afirmar que, apesar de não conhecermos quais são os exercícios mais apropriados, nem a intensidade, ou mesmo a duração, para serem aplicadas em casos de enfermidade psíquica, existe uma ampla experiência clínica que indica que as atividades físico-desportivas constituem uma ajuda importante em muitas doenças mentais e, em raríssimos os casos, descrevem-se efeitos negativos ( Vargas Neto FX, 2004).

Atividade Físico-Desportiva como Elemento Preventivo e Terapêutico na Saúde Mental


Segunda numerosas investigações, enfermidades mentais são habituais entre os indivíduos afetados por alterações patológicas somáticas; do mesmo modo, demonstrou-se que é maior a incidência de processos físicos mórbidos entre aquelas que padecem de enfermidades psicopatológicas, assim como grande parte dos  sintomas somáticos de que se queixam os enfermos mentais não tem origem em alterações orgânicas, senão que derivam das psíquicas (Vargas Neto FX, 2004). Portanto, entende-se que a melhora da enfermidade somática é acompanhada sistematicamente da melhora da enfermidade psíquica, motivo pelo qual a utilização efetiva de um agente terapêutico, um dos aspectos da enfermidade, influi, por sua vez, sobre o outro.

Segundo Marcos Becerro (1992b), provavelmente, esse tenha sido o motivo pelo qual se vem empregando atividades físico-desportivas na prevenção, no tratamento e na reabilitação de alguns tipos de transtornos psíquicos, pois o exercício tem mostrado suas virtudes para combater tais processos.
Para Ortiz Revueta (1993) a melhora dos aspectos psíquicos também se relaciona intimamente com as mudanças endócrinas e fisiológicas no Sistema Nervoso Central (SNC). Está demonstrando, segundo esse autor, que os peptídeos opiáceos (endorfina) segregam-se em resposta ao exercício físico, podendo se potencializar a secreção pela desidratação e pelo calor gerado durante o mesmo. Parece que se relacionou esses níveis aumentados de endorfina, com as sensações subjetivas de prazer que se experimenta durante e depois da atividade física.
A perda da saúde mental constitui um dos maiores problemas que afetam as populações dos países industrializados, de tal maneira que os cálculos dos cientistas mais otimistas estimam uma cifra próxima a 30%  do número de cidadãos afetados que, independentemente da idade, sofrem, em algum momento de sua vida, transtorno psiquiátrico que lhes impede de desenvolver plenamente os seus afazeres habituais (Vargas Neto FX, 2004).

Conclusão


Diante dos estudos descritos anteriormente, verifica-se que o exercício físico sistematizado pode acarretar diversos benefícios tanto na esfera física quanto na mental do ser humano, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Os benefícios dessa prática refletem o aumento do níveis de qualidade de vida das populações que sofrem desse mal. No entanto, tanto o exercício aeróbico como o anaeróbico devem privilegiar a relação no aumento temporal da execução do exercício físico, e não no aumento da carga de trabalho.
Embora os benefícios cognitivos do estilo de vida fisicamente ativo pareçam estar relacionados ao nível de atividade física regular, ou seja, exercício realizado durante toda a vida, nunca é tarde para iniciar um programa de exercícios físicos. Dessa forma, o uso do exercício físico como alternativo para melhorar a função cognitiva parece ser um objetivo a ser alcançado, principalmente em virtude da sua aplicabilidade, pois se trata de um método relativamente barato, que pode ser direcionado a grande parte da população.
O indivíduo que possui ansiedade sente-se fora da sociedade (anti-social), pois o "medo" impede suas ações. Então com a iniciação de qualquer atividade física, consequentemente, passa a ter confiança em si mesmo, pelo simples fato de estar convivendo com outras pessoas e vivendo novas situações, e estará mais incluído as oportunidades que serão acrescentadas a sua vida, dando lhe controle as suas emoções e ações.

Referências
BARROS NETO TL. A Atividade física e seu efeito ansiolitico. Ãmbito Medicina
Desportiva. 1996;24(3)3-14.
Buckworth J, Dishman RK. Exercise Psychology. Human Kinetics, 2001
Castilo ARGL, Recondo R et al. Transtorno de ansiedade. Ver. Brás Psiquiatr, 2000;
22(supl II):20-3.
HURTADO, Johann G. G. Melcherts. Dicionário de Psicomotricidade — Guia Científico
para Terapeuta e Ciências Afins. Porto Alegre: Prodil, 1991.
MARCOS BECERRO, J.F. El deporte infantil y la salud. Em: II Curso de iniciación a la
medicina y ciências del deporte. Texto reproducido. Córdoba: Universidad de Córdoba y
Comitê Olímpico Español, 1992b.

MARCOS BECERRO, J.F.La relacion entre la salud y el deporte. Em> II Curso de
iniciación a la medicina y ciências del deporte. Texto reproducido. Córdoba: Universidad de
Córdoba y Comitê Olímpico Español, 1992c.
Meyer T, Broocks A, Bandelow B, Hillmer-Volgel U, Ruther E. Endurance Training in
panic patients: spiroergometric and clinical effects. Int. J Sports Med. 1998;19(7):496-502.
Mello MT, Tufik S, Atividade Física, Exercício Físico e Aspectos Psicobiológicos. 2004.
Orwin A. The running treatment: A preliminary communication of a new use for an old
therapy ( physical activity) in the agoraphobic syndrome. Br J Physchiatry, 1973.
ORTIZ REVUELTA, J. Cuerpo humano y educación física. In: MARTÍNEZ DE ARO,
V.(Coord): La educación física en primaria reforma-6-12años- Guia del profesor. Vol. I..
Colección educación física & enseñanza, Barcelona: Paidotribo, 1993.
SALMON P. Effects of physical exercise on anxiety, depression, and sensitivity to stress:
A unifying theory. Clinl Phychol Rev. 2001;21(1):33-61.
SHERPHARD RJ, BOUCHARD C. Relationship between perceptions of Physical activity
and health – related fitness. J Sports Med Phys. Fitness. 1995;35(3):149-5
SPIELBERGER CD, GORSUCH RL, LUSHENE RE. The state-trait anxiety inventory.
Test manual for form X (self evaluation questionnaire) Palo Alto, CA: Consulting
Psychologists Press; 1970
Vargas Neto FX, Atividades físico-desportivas: o novo paradigma de promoção de saúde,
2004.
ZANDOMENEGHI, DENISE CRISTINA. Artigo publicado na edição nº 389, Jornal
Mundo Jovem, agosto de 2008, Pagina 19. Disponível em:
http://www.mundojovem.pucrs.br/artigo-ansiedade-e-inseguranca.php. Acesso em: 17
de abril 2009.
Universidade Federal de Santa Catarina.Disponível
em:http://www.eps.ufsc.br/disserta96/alvarez/anexo/anexo1.htm.Acesso em:17 de abril 2009.
Disponível em :http://jotablog.com/ansiedade-o-que-e-sintomas-transtornos-associadostratamento-
cura/





Um comentário:

  1. Oi, Edson. Vim dar uma espiada no seu blog. Os temas de suas postagens são bem interessantes, especialmente para quem quer se manter em boa forma física e mental.

    Eu também tenho um blog, no qual falo de livros, discos, filmes, eventos culturais, etc. Se bater curiosidade, o endereço é:

    oestranhomundodesan.blogspot.com

    ResponderExcluir